Diante de uma extensa lista de possibilidades, ela disse: “Mãe, não quero só responder essa atividade: QUERO FAZER ISSO, DE VERDADE!! Não vou mudar nada, se apenas colocar isso no papel… Quero me reunir com minhas amigas e recolher lixo na praia!”
Salvador, 19 de agosto de 2010
Minha filha botou a mão na massa…
Quando minha filha, Maria Luísa (Malu), 7 anos, mostrou-me a frase que estimulava uma atividade da sua escola, despertou-me imensa curiosidade sobre o que ela escreveria como resposta. A sentença era: E você, se pudesse mudar o mundo, o que faria?
Diante de uma extensa lista de possibilidades, ela disse: “Mãe, não quero só responder essa atividade: QUERO FAZER ISSO, DE VERDADE!! Não vou mudar nada, se apenas colocar isso no papel… Quero me reunir com minhas amigas e recolher lixo na praia!”
Minha primeira reação foi de espanto. Mas, hoje, confesso, aquele momento me deixou com um orgulho danado. Pensei, imediatamente: Nossa, estamos no caminho certo!!! Digo, eu, Milena, e Mateus, o Pai de Malu. Tudo o que acreditamos e que estamos transmitindo para a nossa filha, desde o seu nascimento, e em cada situação que aproveitamos para lhe ensinar o que entendemos ser o melhor para a formação de uma cidadã do bem, está dando frutos!!!
Nós, como pais e educadores, logo nos solidarizamos com o projeto da nossa filha. A resposta veio de pronto: Com certeza, iríamos apoiá-la na materialização do seu belo plano. E fomos para a prática, organizar a primeira ação.
Resolvemos então, convidar os colegas da escola de Malu. Além disso, passamos e-mails para amigos e conhecidos e mobilizamos o blog infantil de uma amiga. Ao compartilharmos a proposta com a professora e com as diretoras de sua escola, o apoio veio imediatamente. Porém, percebemos que, antes de partirmos para a ação, propriamente dita, na praia, devíamos contextualizar os alunos, e quem mais se propusesse a participar, sobre os problemas causados pelo lixo nas praias brasileiras, mais particularmente, as baianas.
Nessa perspectiva, nos reunimos e conversamos sobre o tema, após exibirmos um vídeo/matéria, que havia sido mostrado no Fantástico, falando que as praias de Salvador eram consideradas as mais sujas do país. Tudo isso, até chegar o grande dia, o 16 de maio de 2010. Um domingo, logo pela manhã, quando partimos para a praia do Porto da Barra, munidos de luvas, sacos de lixo e muita empolgação para estimular em nossa filha e em seus coleguinhas, mais uma noção de cidadania e respeito à natureza. Assim foi o nosso primeiro mutirão!!!
Um dia muito especial!! Chegamos no Porto da Barra, meia hora antes do horário marcado. Apesar de tudo contribuir para parecer que a empreitada seria um fracasso, não desistimos!!! O tempo não estava lá essas coisas. E, o pior de tudo, aparentemente a praia estava LIMPA!!! Acreditem, tivemos essa primeira impressão. Para completar, ninguém chegava. Até que começou a pingar um aqui, outro ali… Uns querendo desistir, outros desanimando. Mas nós, Malu, eu e Mateus, continuávamos ali, na resistência!!!
De repente, as peças foram se encaixando. As crianças, é claro, deram o tom da brincadeira. Sim, brincadeira, porque, ao final, percebemos que estávamos todos nos divertindo. Foi um sucesso!! A praia, que parecia limpa, tinha muito, muito lixo…
Algumas das crianças confessaram ter vivido naquele dia, “o melhor domingo de suas vidas”. Nós três, e todos que estavam lá, aprendemos uma lição: não devemos desistir do que acreditamos!!!
Depois dessa primeira experiência, levei um amigo que trabalha com garrafas PET para fazer uma oficina com as crianças na escola. Transformaram as garrafas em brinquedos!! As crianças amaram, pois puderam perceber a possibilidade de reaproveitar o que é entendido como descartável, como lixo, transformando-o em objetos úteis. Aproveitamos para falar sobre reciclagem, convidando a jornalista Nina Neves, do A Tardinha - suplemento para crianças, do Jornal A Tarde, periódico daqui de Salvador, para bater um papo com as crianças e fazer uma matéria sobre a ação. Malu e sua turma ficaram eufóricos!
Logo, o que era apenas uma atividade escolar, virou um fato. A notícia foi se espalhando, quem não participou do primeiro, já estava nos cobrando outro mutirão. O blog infantil de que falei antes, divulgou a ação, enviei e-mails para “Deus e o mundo” e, daí, saiu o segundo movimento coletivo pela limpeza das praias de Salvador!! No dia 05 de junho de 2010, na Praia de Ondina, à tarde, não por acaso, o Dia Mundial do Meio Ambiente!!!
Não deu muita gente, mais, mesmo assim, consideramos um sucesso. Crianças e adultos que estavam por lá, e que, sequer sabiam do projeto, resolveram se integrar. As crianças, como sempre, amaram. Resultado, tinha mais lixo que no dia do Porto da Barra. Mas o que importa mesmo é a ideia do fazer acontecer, agora, com um mutirão por mês, cada dia em uma praia diferente, até chegarmos em Itapoã!
Realizamos o 3º mutirão no dia 25 de julho, domingo, às 9h, na Praia de Ondina. Breve realizaremos o nosso 4º mutirão!!
Para mim, em particular, ficou a lição de acreditar, cada vez mais, na importância de “efetivamente” agirmos, como estamos fazendo, envolvendo as crianças, que são o futuro do Planeta Terra. Por isso, me orgulho de Malu, minha bela rebenta, que já entendeu muito bem, que as boas intenções não devem ficar no papel.
MÃE, TEMOS QUE AGIR!!!
Malu sabe o que é preciso fazer para preservar o mundo. As crianças sabem… Resta os políticos e toda a gente grande despertar a consciência ecológica que deixou perdida lá, na infância, para que as gerações futuras possam desfrutar de um mundo bem melhor de se viver e de se criar novos filhos.
[...] o lixo? De preferência até coletando e conclamando as pessoas a colaborar? Eu acredito que até crianças podem ter uma ideia como essa.Olha aí as crianças dando exemplo para muito candidato que diz ter a plataforma voltada para o [...]
malu parabens! um mundo melhor é melhor!
bjs
Iara!
Parabéns Malu!! Só com iniciativas como essa poderemos contribuir para um mundo melhor pra todos nós!! Fiquei super feliz em ver seu empenho!!
Pró Malu! :)
se eu pudesse mudar o mundo o q eu faria??
bem,bem…..
EU refaria um novo mundo, mas como ainda não tenho esse poder….
contribuiria para um mundo melhor, e tambem conscientizaria as pessoas a preservar o que é nosso…
Malu, Parabéns!
Como ambientalista, eu sinto orgulho em perceber que existe uma nova geração preocupada com o nosso Mundo…
Beijos!
Acho que seria uma boa ação para exibir no fantástico como uma das iniciativas que podem ser adotadas com as nossas prais.
Parabéns a Malu e aos seus pais.!!!!! São ações multiplicadoras do bem!!!!
Parabéns pela iniciativa da pequena grande Malu e especialmente pela educação e o exemplo que representa sua família!
Super lega! Me sinto muito orgulhoso em poder ter dado uma força, mesmo a distancia. Turminha exemplar, sigam em frente! Abço, Bmussi
Uhu!!!
Meus sinceros agradecimentos a todos que participaram e/ou participam desse movimento conosco, além do bem que fazemos ao meio ambiente estamos fazendo um bem a nós mesmos, principalmente às nossas crianças.
Vida longa ao nosso Planeta Terra!!!
parabéns e que essa iniciativa tão linda seja imitada por todo o mundo!
Mais uma vez, parabéns, e ficamos felizes porque neste mundo há gente assim, tão grande!
muito bom !
Melhor ainda ver que é uma ação espontanea…sem o habitual ‘ritual de publicidade’ que sempre acompanha as ações de certas ONGs cujo fim é sempre a auto.promoção.Esse é o espírito da campanha mundial Clean Up the World….cada um no seu espaço limpando sua área.
Parabens a esse grupo lindo!
Lindo!
Me lembrou do tempo em que eu tinha essa idade e ficava indignada com o lixo na praia e juntei um par de amigos pra ajudar a recolher a sujeirada. Era gratificante! Hoje, bióloga, trabalho com resíduos. :)