Barqueata ecológica reforça limpeza do Capibaribe

Cadeiras, pára-choques, bacias sanitárias, bonecas, gaiolas, luvas hospitalares. Esses foram apenas alguns dos itens recolhidos das águas do Capibaribe pela barqueata ecológica realizada na manhã desta sexta-feira (29), com participação da Prefeitura do Recife.

 

http://www.recife.pe.gov.br/2008/08/29/barqueata_ecologica_reforca_limpeza_do_capibaribe_163672.php

 

Emlurb

BARQUEATA ECOLÓGICA REFORÇA LIMPEZA DO CAPIBARIBE

 

Um catamarã foi utilizado para transportar o lixo. Foto: Lu Streithorst.

Um catamarã foi utilizado para transportar o lixo. Foto: Lu Streithorst.

Cadeiras, pára-choques, bacias sanitárias, bonecas, gaiolas, luvas hospitalares. Esses foram apenas alguns dos itens recolhidos das águas do Capibaribe pela barqueata ecológica realizada na manhã desta sexta-feira (29), com participação da Prefeitura do Recife. Os cerca de 70 barcos percorreram o trajeto de 15 km, entre a sede do Movimento Recapibaribe, no Poço da Panela, e o cais da rua da Aurora.

A coordenadora do evento, Maria do Socorro Cantanhêde, destacou a retirada de 30 kg de latas de aço ferroso das águas do rio. Essas latas são apenas 10% recicláveis, porque o aço é muito barato e não compensa o trabalho dos catadores. Só a parte de alumínio, em cima, pode ser reaproveitada, explicou, acrescentando que retirou 200 kg de sacos plásticos de dentro do rio.

Cerca de 70 barcos realizaram a coleta. Foto: Lu Streithorst.

Cerca de 70 barcos realizaram a coleta. Foto: Lu Streithorst.

A Prefeitura do Recife disponibilizou equipes de limpeza e um catamarã para remover o lixo coletado pela barqueata. Diariamente, os barcos de limpeza da PCR recolhem uma média de 5 toneladas de lixo do rio. Além disso, a cada 40 dias, um mutirão é feito para limpar as margens e manguezais, explica o gerente de limpeza urbana da Emlurb, Avelino Pontes. As ações são resultado de um investimento municipal de aproximadamente R$ 30 mil por mês.

 



Leave a Reply