Comlurb promove projeto “Onda Limpa” no verão

Com o objetivo de coibir esse triste cenário e de intensificar a educação ambiental, a Comlurb promove, entre os dias 16 de janeiro e 27 de fevereiro, o evento “Onda Limpa”, para dar lições de cidadania e incentivar a limpeza neste verão.

 

Comlurb promove projeto “Onda Limpa” no verão

 

Foto: Pedro Kirilos/Riotur

Foto: Pedro Kirilos/Riotur

 

Altas temperaturas e belos cenários naturais são os principais atrativos do verão no Rio, quando cariocas e turistas invadem as praias em busca de lazer e de um bronzeado com a cara da estação. No entanto, as praias lotadas de banhistas durante todo o dia deixam resultados fáceis de perceber: detritos, garrafas Pet, coco, embalagens, restos de comida e muita sujeira espalhados pela areia. Com o objetivo de coibir esse triste cenário e de intensificar a educação ambiental, a Comlurb promove, entre os dias 16 de janeiro e 27 de fevereiro, o evento “Onda Limpa”, para dar lições de cidadania e incentivar a limpeza neste verão.

A cada sábado, a turma da Comlurb estará em uma praia diferente. O projeto começa sábado (16/01), em Copacabana, próximo à Rua Rodolfo Dantas. No sábado seguinte (23/01), será a vez de Barra de Guaratiba. Já no último sábado de janeiro (30/01), o “Onda Limpa” acontecerá na Barra da Tijuca. No primeiro sábado de fevereiro (06/02), o Piscinão de Ramos será o cenário do projeto. O encerramento está marcado para o sábado do dia 27 de fevereiro em Ipanema.

 

Foto: Pedro Kirilos/Riotur

Foto: Pedro Kirilos/Riotur

 

As atividades do “Onda Limpa” começam com o gari passista Renato Sorriso, além do Grupo Chegando de Surpresa e do personagem Super Gari promovendo muito samba, atividades lúdicas e distribuição de sacolas plásticas oxi-biodegradáveis, para que os banhistas dêem ao lixo o destino final adequado: as lixeiras. As crianças poderão brincar e se divertir com folhetos de histórias em quadrinhos sobre a limpeza das praias e com os quebra-cabeças com temas educativos. O período das ações é de 9h às 11h.

Também como parte do projeto, serão instaladas tendas institucionais na areia, em pontos estratégicos, como apoio para realização das atividades. Toda a cidade será enfeitada com exposição de cartazes ilustrados com a imagem do Super Gari afixados no mobiliário urbano. Os painéis de entrada e saída da linha Amarela receberão mensagens eletrônicas que incentivam a limpeza, numa parceria com a Lamsa. A Comlurb também fechou parceria com a Rio Ônibus e os cartazes serão colocados em dois mil coletivos, na parte que fica atrás da cadeira do motorista. As animações em 3D serão exibidas em sites de vídeo da Internet, além de aparecer na página eletrônica da Comlurb e nos comerciais de TVs. As estações do Metrô também receberão cartazes alusivos ao tema. 

Comlurb - Sala de Imprensa



One Response to “ Comlurb promove projeto “Onda Limpa” no verão ”

  1. ismar gil disse:

    Belissima atitude do rio de janeiro, educação ambiental. Que bom se outros estados copiassem essa ideia, e pensar que o governador da bahia é carioca, mas salvador é campeã de sujeira nas praias, moro no litoral norte e estamos bem carentes de atitudes parecidas com essa.
    abs;

Leave a Reply