Santos Nossa Praia entregará 100 mil sacos recicláveis para banhistas

Um mal que pode trazer prejuízos à beleza estética da orla e à fauna marinha e até resultar na contaminação dos próprios banhistas.

 

07/01/2010

Santos Nossa Praia entregará 100 mil sacos recicláveis para banhistas

 

Um mal que pode trazer prejuízos à beleza estética da orla e à fauna marinha e até resultar na contaminação dos próprios banhistas. Isso é o que pode gerar o descarte de lixo nas praias por munícipes e turistas, como latas, sacolas plásticas, bitucas de cigarros e restos de alimentos. Para evitar esses problemas e despertar a consciência ecológica, a prefeitura distribuirá nesta temporada de verão, de janeiro até o fim do Carnaval, cerca de 100 mil sacos de coletas de resíduos aos banhistas, por meio do projeto Santos Nossa Praia, coordenado pela Semam (Secretaria de Meio Ambiente).

O sacos são feitos de papel reciclado e são recicláveis. Por final de semana, 15 mil deles são distribuídos na faixa de areia entre o José Menino e a Ponta da Praia. A entrega é realizada atualmente por 21 jovens monitores ambientais, de 16 a 18 anos de idade, que recebem bolsa-auxílio. A ação conta com a supervisão de um técnico da Semam e o suporte de cinco barracas de apoio, onde os jovens repõem o material, bebem água, se alimentam e passam filtro solar.

“Não é uma simples distribuição de papel. Os jovens também falam aos banhistas da importância de levar o lixo da praia”, explica a coordenadora de Políticas Ambientais da Semam, Maria Cecília Furegato. Para esse trabalho de conscientização ecológica, os monitores passam por treinamento e assistem a vídeos e palestras relacionadas ao tema do lixo, preservação do meio ambiente, comunicação e cidadania.

PROJETO
O Santos Nossa Praia teve início há dez anos e hoje integra o programa Santos Nossa Casa, coordenado pela Semam, que também prevê ações de conscientização nos morros e na Zona Noroeste. A iniciativa tem o patrocínio da Libra Terminais e parceria do Rotary Club de Santos – Ponta da Praia.

Prefeitura Municipal de Santos



Leave a Reply