Praia Grande dá início à Operação Praia Limpa

“Esse trabalho é importante, pois visa manter as praias da Cidade limpas durante toda a temporada, principalmente nesse período em que a população do Município cresce”, disse o prefeito Roberto Francisco.

 

Segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Praia Grande dá início à Operação Praia Limpa

 

Da Redação

Praia Grande dá início à Operação Praia LimpaLançado no final do ano, na Praia do Boqueirão, em Praia Grande, o programa Praia Limpa da Pé, coordenado pela Secretaria de Habitação e Meio Ambiente (Sehma), vai envolver, a partir deste mês, 130 pessoas, que deverão distribuir 600 mil sacolinhas em toda a orla da praia, até Quarta-Feira de Cinzas (17 de fevereiro). A novidade da edição deste ano fica por conta da reciclagem das embalagens de plástico dadas aos banhistas.

O objetivo do programa é conscientizar as pessoas que frequentam as praias da Cidade a não jogarem lixo na faixa de areia. “Esse trabalho é importante, pois visa manter as praias da Cidade limpas durante toda a temporada, principalmente nesse período em que a população do Município cresce”, disse o prefeito Roberto Francisco.

A campanha conta com o apoio da Faculdade do Litoral Paulista (FALS), que disponibilizou 60 estagiários para fazerem a distribuição das sacolinhas, e da Secretaria de Educação (Seduc), que emprestou 60 funcionários para recolher o material.

O trabalho será realizado todos os finais de semana e feriados prolongados, no período das 10 às 17 horas. Espalhadas pela praia, 10 barracas serão colocadas como bases, além disso, os banhistas contarão com 80 tambores para que sejam destinados os lixos.

A Secretaria de Habitação e Meio Ambiente deverá fazer a reciclagem das embalagens distribuídas. “No final de cada dia, uma equipe separará as sacolas, colocando o lixo em um recipiente maior, e as enviará para a reciclagem. A intenção é reaproveitar cerca de 70%, do total que for dado aos banhistas”, destacou a titular da pasta, Maria Rosinda Campos Johns.

De acordo com a secretária, a edição deste ano tem novidades. “Vamos colocar alguns totens com frases de efeito ao invés de distribuir fôlderes, que também agridem o meio ambiente quando descartado de forma incorreta. Também foi retirada a tinta das sacolinhas, porque a química encontrada nas figuras que divulgavam os patrocinadores também é nociva”.

Parcerias

Para realizar a edição deste ano, a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente terá novamente a parceria da Sabesp, que fará a distribuição de água e explicará as obras relacionadas ao programa Onda Limpa, “Além disso, daremos algumas dicas sobre o uso racional da água, para evitar possíveis problemas de desabastecimento durante a temporada”, explicou o gerente Operacional Sul da empresa, Antonio Mendes Baptista Neto.

Jornal A Tribuna



4 Responses to “ Praia Grande dá início à Operação Praia Limpa ”

  1. selma disse:

    Não moro na Praia Grande, mas tenho imóvel onde passo ferias. Infelismente os Orgãos responsáveis pelo meio ambiente e sáude, estão deixando á desejar já enviei emails e obtive respostas que não foram concretizadas pelo sus-sáude, prefeitura á respeito d euma piscina desativada atrás do meu prédio d eum clube desativado, está cheia de mosquitos e sabe lá se não tem da dengue, estamos deixando de ir á pria devido o medo deste descaso de não combatrem este mal e muito menos chamar os resposáveis do local para esvaziarem a piscina antes que aconteça coisa pior, por favor autoridades seja como SP,ainda tem alguns que nos ouvem e tomam providencias afinal pagamos impostos em uma cidade que nem moramos…..

  2. silvia mangas disse:

    nao passou ninguem destribuindo sacolas nenhuma na praia e quanto aos tratores que limpam a praia no inicio da noite sao uns irresponssaveis ainda vao matar alguem ,pois correm feito loucos com os tratores e caminhoes jogam os tratores em cima das pessoas que estao andando na praia andam de luzes apagadas e em alta velocidade

  3. Arlindo disse:

    O local entre o carrefour ate a rua Pernambuco , esta num total ABANDONO ; ja mandei diversos imails para a Prefeitura e nada resolvido as PALMEIRAS estoa feias ,cada dia que passa pioram .;DOMINGO a cupula de uma quaze cai na minha cabeça ;nos nao temos um pingo de sombra no verao eum inferna ;POR FAVOR PLANTEM COQUEIROS. do contrario vou comunicar com a TRIBUNA , para fazer uma materia , desde ja muito obrigado, obs. pago meus impostos em dia .e amo minha CIDADE.

  4. fernanda disse:

    acredito naum ser uma boa ideia essa distribuiçao de sacolas.. se entregarem 700 mil.. no minimo 1.000 concerteza vai direto para o mar , mesmo que 6.000 sacolas voltem para o lixo(o q é tbm muito dificil) teremos mais um problema mais 1.000 sacolas direto no mar , o que piora a situaçao e naum adianta em nada a situaçao , o que voces deveriam investir mais em ves de distribuir sacolinhas plasticas é um monitoramento nas praias de pessoas conscientizando as pessoas e colocarem grandes latoes nas praias para que o mesmo seja jogado , e nao aqueles mini latoeszinhus que em poucos minutos ja está transbordando e sem nenhum tipo de monitoramento para recolher somente final de tarde e noite tratores passando , nao ainda a praia grande não faz nenhum tipo de melhoria em relaçao a meio ambiente.

Leave a Reply