Turistas elogiam o Praia Limpa

O trabalho acontece em toda a extensão da praia, que foi dividida em cinco setores - um de cada cor - com a distribuição de sacolas plásticas, minicinzeiros feitos em forma de cone e de plástico, que armazenam desde pontas de cigarros até papel de balas.

 

Turistas elogiam o Praia Limpa

28.01.2010

Foto: Silvia Bomm Até o dia 28 de fevereiro, a limpeza da Praia Central conta com uma força importante. Trinta monitores, através do projeto Praia Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú - Semam, estão em toda a extensão da orla, realizando orientações junto aos banhistas, de como manter a praia adequada para a permanência das pessoas, com higiene, saúde e respeito. O trabalho acontece em toda a extensão da praia, que foi dividida em cinco setores - um de cada cor - com a distribuição de sacolas plásticas, minicinzeiros feitos em forma de cone e de plástico, que armazenam desde pontas de cigarros até papel de balas.

Dicas de conservação também são respassadas aos banhistas, informações turísticas e fitas também separadas por cores, que são colocadas em crianças e até em idosos, para que não se percam de suas famílias. Também são distribuídas fitas brancas pelo projeto Agente da Paz da Associação dos Magistrados Catarinense, para que todos entendam que os problemas na orla devem ser resolvidos com diálogo, respeito e cidadania.

Segundo explica o secretário do Meio Ambiente, André Ritzmann, o projeto tem qualificado positivamente a Praia Central e habituado o turista e o morador, que frequentam as areias, a dar destino correto ao lixo. “Planejamentos uma forma de fazer uma campanha sistemática o ano todo, para que o frequentador da praia saiba valorizar o meio ambiente e sua beleza natural de maneira contínua. Se todos colaborarem, teremos uma praia muito mais limpa”, analisa o secretário.

 

Foto: Silvia Bomm

 

Já no que diz respeito às pulseiras de identificação do setor da praia, que são colocadas nos braços dos menores, o serviço tem auxiliado uma média de duas crianças, diariamente, a encontrar seus responsáveis. Até terça-feira, 26, tinham sido distribuídas aproximadamente 40 mil fitas e a projeção é para que, até final de fevereiro, este total chegue aos 80 mil.

Para a turista de Londrina (PR), Cristina Kalil Silva, o projeto é “excelente”. Ela, que veraneia em Balneário Camboriú há mais de 30 anos, afirma que “a praia nunca esteve tão limpa” e seus dois filhos, de cinco e sete anos, estão usando as fitas no pulso para prevenir que se percam no meio da multidão de banhistas da Praia Central. Seu marido, Francisco de Sales Bondioli, tem a mesma opinião. “A praia está mais limpa, mesmo quando chove”, complementa.

 

Foto: Silvia Bomm

 

O comerciante Leuris Menegatti, de Tupi Paulista (SP), veraneia em Balneário Camboriú há três anos, e qualificou a limpeza da orla como excelente, e também atribui em parte ao projeto Praia Limpa, da Semam. Para Leuris, a cidade tem a praia mais limpa de todas as praias que ele conhece. Ele sugere que se coloquem placas que mencionem a importância do bom acondicionamento do lixo. Para Tiago Menegatti, seria necessária maior fiscalização na orla e penalizar quem joga lixo na areia. “Por mais que a Prefeitura faça a parte dela, muitos turistas não fazem, mas em geral, notei que o pessoal que veio a Balneário nesse verão está mais educado”, alinhava.

A assessora da Semam, Haydée Assanti, acredita que é difícil mudar o hábito de muitos veranistas, que jogam papéis, e outras sobras na areia da praia. “Com o Praia Limpa, estamos fazendo um trabalho de formiguinha. Para se ter uma ideia, tem pessoas que recebem a sacola plástica, e a abandonam cheia de lixo na praia”, finaliza.

 

Foto: Silvia Bomm

 

A praia está setorizada em cinco cores: laranja, azul, branca, amarela e roxa e em cada uma, dois turnos de monitores que orientam os banhistas no acondicionamento do lixo, no cuidado com as crianças, esclarecem dúvidas dos turistas, entre outros trabalhos de consciência ambiental. Ao todo, são 30 pessoas que estão ajudando a praia a ficar mais limpa e agradável.

Assessoria de Imprensa
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Balneário Camboriú
Fotos: Silvia Bomm
(47) 3267-7022

Baixar arquivo anexo desta matéria

 

Notícias relacionadas

Praia Limpa e Agente da Paz divulgados em nível nacional



2 Responses to “ Turistas elogiam o Praia Limpa ”

  1. larissa disse:

    não achei nada mas e legal

  2. …maravilha…é assim que se dá o exemplo de que o Poder Público quando tem gente competente faz e faz bem.Esse é o ‘ segredo’…gente competente decidindo os destinos de uma comunidade. Daí a importancia de eleger as pessoas corretas para os cargos importantes, os decisores.
    Muito bom esse bom exemplo da Semam….aqui na Bahia está dificil ‘achar’ decisores desse calibre… mas tudo muda.
    Parabéns a Camboriú!!

Leave a Reply