Praia Limpa dá Pé distribuirá 150 mil sacolinhas no Carnaval

Durante os cinco dias de carnaval, a pasta Municipal distribuirá cerca de 150 mil sacolinhas de plástico. O trabalho que teve início dia 23 de dezembro do ano passado e, desde então, ocorreu todo final de semana, chega ao fim na Quarta-Feira de Cinzas (17).

 

Notícia do dia 12/2/2010
Por Daniel Elias

Praia Limpa dá Pé distribuirá 150 mil sacolinhas no Carnaval 

Ação teve início dia 23 de dezembro do ano passado

 

Sehma conta com 60 estagiários. Autor: Edmilson Lelo

Sehma conta com 60 estagiários. Autor: Edmilson Lelo

 

Para conscientizar os banhistas que frequentam as praias da Cidade, a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente (Sehma) continua realizando a 16ª edição do programa Praia Limpa dá Pé. Durante os cinco dias de carnaval, a pasta Municipal distribuirá cerca de 150 mil sacolinhas de plástico. O trabalho que teve início dia 23 de dezembro do ano passado e, desde então, ocorreu todo final de semana, chega ao fim na Quarta-Feira de Cinzas (17). Durante o feriado prolongado, a ação terá cunho social, graças a parceria com o grupo “Anjos do Verão”, que auxilia no encontro de crianças perdidas.

“Essa ação de conscientização dos moradores e turistas é fundamental para que os mesmos de não joguem lixo na areia da praia. Por isso estamos fazendo, pelo décimo sexto ano consecutivo, esse trabalho com a comunidade”, destacou a secretária de Habitação e Meio Ambiente, Maria Rosinda Campos Johns. “E o resultado, que é manter a praia limpa e agradável para todos, tem sido alcançado”.

Para realizar a ação, a Sehma conta com o apoio da Faculdade do Litoral Paulista (FALS), que disponibiliza 60 estagiários para fazer a distribuição das sacolinhas, e da Secretaria de Educação (Seduc), que empresta 60 funcionários para recolher o material. O trabalho acontece das 10 às 17 horas e tem a participação de 133 pessoas, ao todo. Além disso, 10 barracas são usadas como bases. Complementando os travbalhos, aproximadamente 80 tambores serão distribuídos na faixa de areia, para que os banhistas joguem o lixo.

Reformulação - As novidades na edição deste ano não ficaram restritas apenas à secretaria municipal que faz a coordenação do programa, as sacolinhas também passaram por mudanças. Segundo o assessor técnico da Sehma, Kerlley Durval Vieira, a principal modificação foi no produto distribuído. “Os plásticos das sacolinhas não têm mais tinta, pois esse material também agride o meio ambiente”.

A edição desse ano também contou com totens colocados ao longo da praia, com frases educativas que servem para conscientizar os banhistas. “Além disso, instalamos lixeiras pequenas para que sejam jogados micro-lixos, como bitucas de cigarros e palitos de sorvete”, finalizou Vieira.

A 16ª edição do programa Praia Limpa da Pé conta com o apoio da Sabesp, governo de São Paulo, Faculdade do Litoral Sul Paulista (Fals), Assai Atacadista, Construtora e Incorporadora Mourão, Arjonas Construtora e Incorporadora, Transportes Rodoviários AJR, Ferropronto Comércio de Ferro, Termaq – Terraplanagem e Construção Civil.

Crianças perdida – Durante o final de semana prolongado de Carnaval o programa ainda desenvolve uma ação social. Isso por que a estrutura montada para realizar o Praia Limpa dá Pé será usada pelo projeto Anjos do Verão, com objetivo de auxiliar no encontro de crianças que se perdem das famílias.

Com o slogan “Batam palmas para essa ideia”, o Anjos do Verão atua com auxilio de banhistas, guarda-vidas e policiais militares que conduzem as crianças perdidas para o ponto de encontro, onde são cadastradas e aguardam em segurança a chegada dos pais ou responsáveis. Interessados em ser voluntários ou em obter mais informações sobre o projeto Anjos do Verão podem acessar o site: www.anjosdoverao.com.br.

Prefeitura de Praia Grande



Leave a Reply