Projeto “Praia Limpa” mobiliza voluntários no final de semana em São Francisco

O grupo de voluntários foi formado por funcionários de várias secretarias e ainda com representantes de Associação de Moradores, Entidades e Associações ligadas ao Meio Ambiente. Eles percorreram vários trechos do litoral fazendo a distribuição dos folderes explicativos.

 

25/01/2010

Projeto “Praia Limpa” mobiliza voluntários no final de semana em São Francisco

Por Mary Oliveira

 

Foto: Alessandra Lemos

Foto: Alessandra Lemos

 

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, acompanhado de seu vice, Frederico Barbosa Lemos, participou neste final de semana, na execução do projeto piloto “Praia Limpa”, promovido pelas secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente, em parceria com a Gargaú Enérgética S.A. - GESA. A iniciativa prevê um amplo trabalho de conscientização paralelo à implantação de lixeiras em todo o litoral sanfranciscano.

Para reforçar na realização do projeto, também estiveram presentes diversos secretários da prefeitura e o deputado estadual, João Peixoto que auxiliaram no trabalho de distribuição do material educativo. O grupo de voluntários foi formado por funcionários de várias secretarias e ainda com representantes de Associação de Moradores, Entidades e Associações ligadas ao Meio Ambiente. Eles percorreram vários trechos do litoral fazendo a distribuição dos folderes explicativos.

Durante o final de semana, foram visitadas as praias de Gargaú, Santa Clara, Sonhos e Sossego e afixadas as 60 lixeiras em formato de manilhas. Até o final do mês, serão implantadas 110 lixeiras nas praias da região. O objetivo é espalhar as lixeiras nos principais pontos turísticos do litoral.

Para o secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, a meta é conscientizar. “Nossos esforços tem foco na questão ambiental. Queremos levar as pessoas a tomar consciência na valorização do meio ambiente que é patrimônio de todos”, ressaltou.

Antecedendo a próxima realização de abordagens nas praias, nesta sexta-feira (29), haverá uma reunião explicativa, para uma prévia orientação, com todos os secretariados e voluntários que desejarem atuar neste último encontro. Será às 18h, na sede da prefeitura.

No próximo final de semana, a equipe percorrerá as praias de Guaxindiba e Manguinhos (30); Lagoa Doce e Barra do Itabapoana (31).

Segundo o secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, o projeto é um diferencial da prefeitura. “As praias já deveriam ter essas lixeiras. Nesse governo, conseguimos implanta-los em parceria com a GESA, mas o prefeito não só se preocupou em instalar as lixeiras como também em fazer um trabalho de conscientização junto às pessoas”, disse Garcia.

Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana



One Response to “ Projeto “Praia Limpa” mobiliza voluntários no final de semana em São Francisco ”

  1. Giselle disse:

    Parabéns pela iniciativa!
    Abraços!

Leave a Reply