Areia Vermelha recebe Campanha Praia Limpa, no próximo domingo

Os pontos focados são as saídas das embarcações de transporte dos visitantes, marinas e clubes náuticos, bares no interior do Parque, concentração das lanchas e Areia Dourada. Em todos haverá a mesma ação de abordagem aos banhistas que vão usufruir do lazer naquele ponto turístico.

 

Areia Vermelha recebe Campanha Praia Limpa, no próximo domingo

29-Jan-2010

Praia Limpa: Sudema vai abordar banhistas em embarcações, marinas e clubes náuticos

Atividades educativas

Atividades educativas

Com um quadro de 50 pessoas agrupadas em seis equipes, a Campanha Praia Limpa, desenvolvida pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) vai, no próximo domingo (31) até o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, no município de Cabedelo.

Os pontos focados são as saídas das embarcações de transporte dos visitantes, marinas e clubes náuticos, bares no interior do Parque, concentração das lanchas e Areia Dourada. Em todos haverá a mesma ação de abordagem aos banhistas que vão usufruir do lazer naquele ponto turístico. Uma tenda será montada pela Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) com atividades recreativas e educativas para as crianças.

Recreação para as crianças

Recreação para as crianças

A ilha de Areia Vermelha é um banco de areia (coroa) bastante frequentado em temporadas de Verão nos momentos de maré baixa. Quando a superfície formada pelos arenitos (rochas sedimentares resultantes da consolidação de grãos de areia) aflora surgem as piscinas naturais no seu entorno, que abrigam grande biodiversidade marinha. O Parque foi criado em agosto de 2000, transformando-se numa Unidade de Conservação de proteção integral, objetivando a manutenção do ecossistema livre de alterações causadas pela interferência humana.

Alex Márcio, da Assessoria de Imprensa da Sudema

 

Campanha Praia Limpa tem novos multiplicadores na orla de Lucena

25-Jan-2010

Trabalho de conscientização de banhistas chega a Areia Vermelha, no próximo final de semana

A exemplo do que vem ocorrendo João Pessoa e Conde, municípios em que há continuidade das ações educativas da Campanha Praia Limpa, desenvolvida pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) há quase 20 anos, o prefeito de Lucena, Antonio Mendonça (Bolão), também se comprometeu em prosseguir com as atividades de conscientização de banhistas nos próximos finais de semana, naquele balneário do Litoral Norte.

No domingo (24), as equipes estiveram nas praias que banham o município de Lucena e a Prefeitura local deu total apoio e integrou servidores, reforçando o trabalho de conscientização dos moradores e turistas.

“Essa Campanha é muito bem-vinda à nossa cidade e vamos reforçar as equipes nos próximos dias, disponibilizando pessoal para levar informações aos banhistas e assim melhorar o visual das praias, na expectativa de termos um Carnaval bem mais limpo, apesar de recebermos dez vezes mais pessoas que o número de habitantes da cidade”, frisou o prefeito. No próximo final de semana, a Campanha Praia Limpa vai para Areia Vermelha, em Cabedelo.

Alex Márcio, da Assessoria de Imprensa da Sudema

 

Equipe da Sudema vai orientar passageiros de balsa e banhistas com abordagens educativas

21-Jan-2010

Campanha Praia Limpa segue para cidade de Lucena, próximo domingo

O Verão e a atração pelo mar nesta época empolgam famílias a frequentarem com mais intensidade as praias, e a Campanha Praia Limpa, desenvolvida pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) há 18 anos, segue o mesmo caminho orientando os banhistas, com abordagens educativas, como acontecerá neste domingo (24), a partir da 9h, no município de Lucena, Litoral Norte da Paraíba.

As novidades para este final de semana ficam por conta de uma equipe que abordará os passageiros da balsa que liga Cabedelo a Costinha, com panfletos educativos e distribuição de sacolas oxibiodegradáveis, e os agentes de limpeza de Lucena que vão acompanhar as equipes no contato com os banhistas. A previsão da prefeitura local é de recolher menos lixo do que normalmente é catado nos dias em que não tem campanha.

Conforme a coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Fátima Souto, os motoristas que forem pela BR-101 também serão abordados por outra equipe na entrada da cidade. “Essas pessoas vão em busca de lazer, mas muitas vezes esquecem de recolher o lixo que é produzido por elas mesmas, como sacos plásticos, garrafas e suas tampas, latas de refrigerante e cerveja, entre outras coisas. Quem ama um lugar não depreda, cuida dele”, esclarece a coordenadora.

Alex Márcio, da Assessoria de Imprensa da Sudema

 

Sudema promoverá ações educativas sobre o destino final de lixo na orla

14-Jan-2010

João Pessoa recebe equipes da Campanha Praia Limpa, próximo domingo

Após o sucesso verificado no final de semana que passou com a abertura da Campanha Praia Limpa no litoral do município do Conde, João Pessoa recebe no próximo domingo (17) as equipes multidisciplinares da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e seus parceiros - Conselho Gestor do Projeto Orla, Superintendência do Patrimônio da União, Capitania dos Portos e universitários voluntários -, a partir das 8h, no Busto de Tamandaré – divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco.

Dessa vez, a programação conta com a armação de tendas para atividades recreativas e educativas envolvendo crianças na arte da pintura, brincadeiras, leituras e distribuição de material informativo. O mascote ‘Sudeminho’ vai comandar uma carreata pelas principais ruas da orla, chamando a atenção da população para a preservação das praias, além de grupos de voluntários caminhando nas calçadas da área abordando os banhistas, proprietários e frequentadores de bares, orientando sobre a melhor maneira em dar destino final ao lixo produzido em momentos de lazer.

As abordagens aos motoristas e caronas também vão ocorrer em alguns sinais de trânsito. Em todas as ações haverá distribuição de sacolas oxibiodegradáveis, que são ecologicamente corretas e levam um tempo menor para se decompor.

Alex Márcio, da Assessoria de Imprensa da Sudema

 

Sudema promove ações educativas na praia de Tabatinga

08-Jan-2010

Sudema abre neste final de semana, em Tabatinga, a Campanha Praia Limpa

Ao completar 18 anos de atuação, a Campanha Praia Limpa desenvolvida pelo Governo do Estado, através da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), inicia neste domingo (10) uma nova trajetória a partir da praia de Tabatinga, município de Conde, Litoral Sul paraibano, com caminhada distribuindo sacolas oxibiodegradáveis entre banhistas, abordagem aos donos de bares, barraqueiros e ambulantes, armação de tenda para oficinas de reutilização e dinâmicas de sensibilização, e interação com equipes da prefeitura local que foram treinadas anteriormente para desenvolverem as ações.

Na abertura da Campanha a parceria conta com a participação da Prefeitura de Conde, Associação dos Amigos de Tabatinga (AMATA), Conselho Gestor do Projeto Orla, Secretaria do Patrimônio da União, Capitania dos Portos e estudantes locais, que contarão com o retorno do mascote da Sudema, Sudeminho – personagem em forma de um peixe-boi marinho.

Os municípios de Cabedelo, Conde, João Pessoa, e Pitimbú no Litoral Sul; e Marcação, Baía da Traição, Rio Tinto, e Lucena no Litoral Norte, somando 135 quilômetros de litoral, contam com agentes multiplicadores que são identificadores dos problemas que afetam as zonas costeiras, como poluição das águas, invasão urbana, aterro de manguezais, erosão, lixo, e para eliminar ou mesmo amenizar os impactos contam com a Campanha para a sensibilização da sociedade, não só na época do Verão, mas durante o restante do ano.

“A Campanha Praia Limpa vem sendo realizada todos os anos tendo como objetivo promover ações educativas e informativas aos usuários da praia, enfatizando a problemática do lixo, bem como a situação da balneabilidade das praias, internalizando a relação harmônica e solidária do indivíduo com o seu meio”, explica a diretora técnica da Sudema, Ana Lúcia Espínola.

Alex Márcio, da Assessoria de Imprensa da Sudema

 

Sudema realiza reunião e define diretrizes da campanha Praia Limpa

05-Out-2009

Superintendência discute preservação do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha

Reunião definiu prioridades

Reunião definiu prioridades

Por conta da chegada do verão, a diretoria técnica da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) reuniu nesta segunda-feira (5), as coordenações de Educação Ambiental e a de Estudos Ambientais do órgão, mais representantes da Capitania dos Portos, Polícia Florestal, Secretaria do Meio Ambiente de Cabedelo e Secretaria de Turismo de Cabedelo, para definir diretrizes da campanha Praia Limpa e as ações preventivas destinadas ao Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha.

O objetivo da campanha é a valorizar a importância do ecossistema de corais, bem como despertar a consciência crítica sobre as ações abusivas que degradam a orla marítima. A campanha já existe há mais de 15 anos, mas este ano a diretora técnica da Sudema, Ana Lúcia Espínola, quer dá uma nova roupagem à iniciativa.

Durante a reunião, foram enumeradas as prioridades e estabelecida a realização de oficinas de sensibilização de agentes de turismo, como também treinamentos para os policiais florestais.

No dia 13 deste mês, haverá uma nova reunião e, na oportunidade, será apresentado o regimento interno do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha ao comitê gestor da campanha. Uma vez aprovado, o regimento será homologado e entrará em vigor imediatamente.

“A campanha prima pela conscientização da sociedade em preservar o meio ambiente e, para promover ainda mais essa atitude cidadã, o Governo do Estado estará investindo em divulgação na mídia com vistas a multiplicar a idéia de que é importante a manutenção dos bens naturais”, disse a diretora.

Milena Feitosa, da Assessoria de Imprensa da Sudema



Leave a Reply