O Fundo da Folia

Só que ao invés de estarem pulando, dançando e se beijando ao som frenético e ensurdecedor dos trios elétricos, os foliões do fundo do mar estavam rolando de um lado para o outro numa mórbida coreografia, empurrados silenciosamente pelo balanço do mar, sem dança, sem alegria, sem vida e sem poesia.

 

Bernardo Mussi

04 de março de 2010

O Fundo da Folia

 

O Fundo da Folia

 

Dez dias após o carnaval, resolvi mergulhar com dois amigos na área do Farol da Barra para confirmar a notícia de que havia uma quantidade absurda de lixo espalhada pelo fundo do mar naquela área.

 

O Fundo da Folia

 

Mesmo com a água um pouco suja por causa das chuvas do dia anterior, logo identificamos o local. Na verdade o lixo não estava espalhado, mas concentrado em um canal provavelmente em razão do movimento das marés. Uma cena lamentável! Eram pelo menos mil e quinhentas latinhas metálicas e garrafas plásticas.

 

O Fundo da Folia

 

Da superfície o visual parecia com as imagens áreas que vemos dos blocos de carnaval durante a festa momesca. Só que ao invés de estarem pulando, dançando e se beijando ao som frenético e ensurdecedor dos trios elétricos, os foliões do fundo do mar estavam rolando de um lado para o outro numa mórbida coreografia, empurrados silenciosamente pelo balanço do mar, sem dança, sem alegria, sem vida e sem poesia.

 

O Fundo da Folia

 

Assustados, decidimos não retirar o material naquele dia na esperança de tentar sensibilizar algum veículo de comunicação para fazer uma matéria com imagens subaquáticas. A intenção era compartilhar aquela agressão carnavalesca com nossa população e os donos da folia.

 

O Fundo da Folia

 

Fizemos contato com pelo menos três emissoras e todas pediram que enviássemos e-mails com fotos, o que fizemos imediatamente. Aguardamos respostas por dois dias e como não tivemos qualquer retorno, optamos por retirar o lixão de lá para evitar maiores danos.

 

O Fundo da Folia

 

O Fundo da Folia

 

A bem da verdade estávamos super desconfortáveis com nossas consciências por termos testemunhado aquela cena e deixado para resolver o problema dias após. Mas tínhamos que tentar a matéria para que a ação não se resumisse somente à coleta do material.

 

O Fundo da Folia

 

O Fundo da Folia

 

Tínhamos em mente que a repercussão sensibilizaria os empresários e artistas do carnaval, os órgão públicos, a imprensa, as empresas financiadoras e nossa gente. A tentativa foi boa, mas não rolou…

 

O Fundo da Folia

 

Fomos então, no terceiro dia após o primeiro mergulho, retirar o material. Antes, porém, fiz questão de chamar um amigo que tem uma caixa estanque para filmarmos a ação e guardarmos o documentário visando trabalhos futuros e até mesmo a matéria que queríamos na TV.

 

O Fundo da Folia

 

Sem cilindro de ar e contando apenas com duas pranchas de SUP (Stand Up Paddle) e alguns sacos grandes, éramos quatro mergulhadores ousados retirando do fundo do mar tudo o que podíamos naquela tarde.

 

O Fundo da Folia

 

O Fundo da Folia

 

O Fundo da Folia

 

O Fundo da Folia

 

Pouco antes de o sol se pôr conseguimos finalmente colocar todo o lixo na calçada.

Muitos curiosos, inclusive turistas, olhavam intrigados a nossa atitude e a todo o instante nos questionavam sobre a origem daquele resíduo. A resposta estava na ponta da língua: Carnaval!

 

O Fundo da Folia

 

Vou logo informando aos amigos leitores que não sou contra o carnaval, muito pelo contrário, sou fã por diversos motivos, mas acho que a realidade da festa não guarda a menor relação com as belíssimas cenas, as informações rasgadas de elogios e a excessiva euforia amplamente divulgada pela mídia.

Sei que o comprometimento com os patrocinadores e aquela velha guerrinha de vaidades contra os carnavais de outros estados como Pernambuco e Rio de Janeiro, acabam conspirando para isso. Mas vejo aí um modelo cansado, super dimensionado, sem inovações socialmente positivas e remando na direção oposta ao desenvolvimento sustentável da nossa cidade.

Aquele lixo submarino é um pequeno sinal deste retrocesso. Pior, patrocinado solidariamente pelos grandes empresários, artistas e principalmente pelo poder público que tem o dever de melhorar nossa segurança, nossa saúde e educação.

 

O Fundo da Folia

 

O Fundo da Folia

 

O Fundo da Folia

 

Aproveito o embalo para incluir indignação semelhante sobre os eventos realizados na praia do Porto da Barra durante o verão.

O “Música no Porto” e o “Espicha Verão” não tem trazido nada de bom para nossa cidade, além da oportunidade de vermos ótimos artistas de perto e de graça. De resto, o lixo, o mau cheiro, a degradação ambiental, o xixi pelas ruas, a impressionante quantidade de ambulantes amontoados por todos os espaços públicos e a agressão aos patrimônios históricos, são um grande “pé na bunda” do turista de qualidade.

  

Espicha Verão 2010. Foto: João Ramos / Bahiatursa

 

Espicha Verão 2010. Foto: Luciano da Matta / Agência A Tarde

 

Espicha Verão 2010. Foto: João Ramos / Bahiatursa

 

Espicha Verão 2010. Foto: João Ramos / Bahiatursa

 

É o mesmo que olhar para uma bela maçã com a casca brilhante e aspecto suculento, porém, apodrecida por dentro…

Naquele final de tarde acabamos contemplando um por do sol diferente. O monte de lixo empilhado na calçada do Farol da Barra virou atração. E como Deus é grande, fomos brindados com a presença de valorosos catadores de rua para finalizar a limpeza.

 

O Fundo da Folia

 

Desta ação, além das ótimas imagens documentadas em vídeo, resta rezar para que os donos do carnaval, dos eventos no Porto da Barra e nossos queridos foliões se toquem que algo tem que mudar.

 

O Fundo da Folia

 

O fundo do mar não merece aquele bloco reluzente e, ao contrário do asfalto, o oceano costuma revidar violentamente as agressões sofridas.

Não tem alegria alguma no fundo da folia!

 

O Fundo da Folia

 

Galeria de fotos

Slideshow

Fotos: Francisco Pedro/Global Garbage
francisco.pedro@globalgarbage.org

Fotos do Espicha Verão 2010: João Ramos / Bahiatursa e Luciano da Matta / Agência A Tarde

Nota:
A matéria O Fundo da Folia foi publicada no dia 05 de março. No dia 15 de março, nós substituímos as fotos do Espicha Verão 2010. As fotos atuais (Bahiatursa e Agência A Tarde) foram feitas no dia 13 de março, encerramento do Espicha Verão 2010. A campanha pela preservação do meio ambiente, coordenada pelo IMA - Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia, só foi realizada no dia do fechamento (13 de março) do Espicha Verão 2010. 

Link: http://www.globalgarbage.org/blog/index.php/2010/03/05/o-fundo-da-folia/

Link para Twitter: http://bit.ly/o-fundo-da-folia  

 

Outros artigos de Bernardo Mussi

Carnaval longe da praia

O lixão precisa de música



751 Responses to “ O Fundo da Folia ”

  1. Ethel Peisker disse:

    Obrigada galera, pelo ato de cuidado e generosidade com a “nossa casa”.
    Postei o link no meu blog http://www.quemsoueu-blog.com.br/blog

    abraço Ethel

  2. Ethel Peisker disse:

    PARABÉNS Galera!
    O mar e o Planeta agradecem. E eu me sinto comovida e feliz ao constatar que tenham pessoas e grupos como voces, que ainda se importam…
    grande abraço

    Ethel

  3. ANGELO FELIPE DO NASCIMENTO BEZERRA disse:

    Vamos divulgar mais e mais estas cenas é o mínino que podemos fazer. Gostariamos de ouvir as autoridades e aquele que colocaram estes objetos no mercado, mas os que jogaram no mar podem se plonunciar. Creio que muitos recifenses e turistas tiveram esta atitude vergonhosa atirando seus dejetos no Rio Capibaribe, é só a maré baixar para vermos estas cenas repetidas.Espero que os autores desta lastima possam ver o que viseram e tomem vergonha. Parabéns pelo registro e por limpar parte desta bagunça porque certamente tem muita sujeira embaixo deste “tapete”.ANGELO FELIPE - RECIFE.

  4. Danilo Vivan disse:

    Belo trabalho. Parabéns! Vamos divulgar.

  5. Lucia disse:

    Agente já esta tão acostumados a ver e sentir o odor dos lixos jogados nas ruas, a todo momento e por qualquer pessoa (rica ou pobre, Instruída ou não)e isso já se tornou banal. O lixo encontrado no fundo do mar, chocou a opinião publica. E deve chocar mesmo, porque somos responsaveis por este crime ambiental. Temos que mudar primeiramente nossa mentalidade e nossa atitude. Só fazemos reclamar que os órgãos competentes não fazem a parte deles, mas e nós fazemos o nosso dever de casa de manter limpa nosso meio ambiente, não jogar lixo na ruas mesmo que não encontremos uma lixeira. Devemos sim cobrar do prefeito a coleta de lixo, mas devemos tambem nos conscientizar e mudar nossos habitos de JOGAR LIXO nas ruas, praias, esquinas em qualquer lugar que não seja uma lixeira.

  6. Marleide / Ilha de Itaparica-BA disse:

    PARABÉNS GALERA! PRECISAMOS DE PESSOAS COMO VOCêS.SALVADOR FICOU ASSIM, IMAGINEM A NOSSA ILHA COMO DEVE ESTAR?
    A ATITUDE DE VOCêS FOI DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA O NOSSO ECOSSISTEMA.
    A NATUREZA AGRADECE!

  7. Gabriela disse:

    Parabéns pela iniciativa e pelo exemplo. Fiquei impressionada. Todos devemos rever nossos atos nas pequenas coisas do dia a dia para evitar que a próximas gerações tenham que viver num inferno de planeta…

  8. Nazaré Souza disse:

    Enquanto as pessoas não se concientizarem que lixo deve ser jogado no lixo, vamos continuar vendo estas deploráveis cenas! O mundo vai se acabar pelo lixo! E o que é lamentável, que o próprio homem vai se destruir.

  9. Genilson Araújo disse:

    Gostaria de parabenizar também essa feliz iniciativa dos mergulhadores “sem apoio” das instituições que deveriam, em primeira instância, se preocupar com o meio ambiente! Infelizmente, as coisas boas em nosso país, só acontecem, quando são propaladas pelas “mídias globais” quando divulgam as ações dos governos em todas as esferas. Não respeitam e nem apoiam iniciativas como essas, de pessoas simples e responsáveis com o meio ambiente, porque não dá IBOPE!
    Continuem nesse trabalho grandioso de amar o nosso mar e salvaguardar a vida marinha e ter, com muito carinho, o respeito dos cidadãos desse País! Valeu!

  10. bruno disse:

    parabenizar quem esta por traz desta campanhaaa….que mostra que cada um de nois deve fazer sua parte para contribuir com o meio ambiente…adoro o carnaval de salvador,mais é uma tristeza ver esta agressão a natureza!mais infelizmente acontece,é bom passar essa mensagem adiante para que possamos melhorar nossas prais,ruas,cidadaes e etc… Vmos jogar lixo no lixo.

  11. izabel disse:

    Estão todos de parabêns, por essa atitude corajosa e dinâmica.que sirva de exemplo ,um ato de concientização para juntos salvar o mundo.

  12. Olá, parabens pela iniciativa, gostaria de saber se tem algum grupo que faça ações desse tipo no RJ, se tiver como faço para entrar em contato, gostaria de poder participar.

  13. O capital consome a ele mesmo!!!!! disse:

    Issu é um absurdo!! esses bahianos via…dos q merdh é essaaaa?? fikam bufandu na lata joganu no mar!! o coitadu do mar ja ta resebendo esses puns corrosivos das baleias inda ganham latinhas de cerveja !!!Q país é esse ?
    é a Merdha do brasil!!

  14. Hernesto disse:

    Olá, pessoal, parabéns pela iniciativa, nessas horas é que tenho orgulho do nosso povo!!! Parabéns…
    Já foram na Record?
    Eles odeiam a globo e odeiam carnaval!!!

  15. Graziella disse:

    É realmente absurdo ver isso…

    Que tal tentar contato com o Ministério Público Federal na Bahia?

    Segue o contato: Av. Sete de Setembro, 2365 - Corredor da Vitória - CEP 40.080-002 - Salvador - Bahia
    Telefone: (71)3338-1800

    Bartira de Araújo Góes
    Procuradora da República
    Ofícios do Meio ambiente e Patrimônio Cultural
    bartira@prba.mpf;gov.br

    Caroline Rocha Queiroz
    Procuradora da República
    Ofícios do Meio ambiente e Patrimônio Cultural
    carolinerqueiroz@prba.mpf.gov.br

  16. Angelica disse:

    É incrível mesmo como algumas ações não parecem ser de interesse da velha mídia, como a TV Globo. Fizeram matérias falando de lixo no litoral da Brasil (inclusive colocando Salvador no topo da lista das praias mais cheias de lixo) e agora, que mexe com a indústria do Carnaval, nada… não é de interesse?

    • Jaque disse:

      globo comeu bola… tá todo mundo interessado e querendo saber mais e os caras perdem pra concorrente. aff!

  17. Prezados:
    Qualquer um que observe estas fotos resultantes da ação de alguns elementos mais conscientes,resulta da deseducação que o PT e correlatos,tornaram este pais no pais de Macunaima.
    Não existe mais educação em nemhum nivel,não existe educação familiar,não leem nem estudam nada,são lésbica/gays,transexuais,analfabetos sem saber de nada nem história,nem politica,nem antropologia, .nem filosofia.Tudo é ” relativo” e vivem como hordas de animais.
    Portanto, não é novidade o que mostram.70% dos travestis de Roma, Paris e Madrid, são brasileiros,
    e em outros paises também com raras exceções.
    Ent~eo ,como professor desde 1975,de graduação e ´pós-graduação,dou os parabens aqueles que realizaram este belo trabalho.Parabéns!!!!
    Prof. Roberto de Oliveira Fernandes

  18. [...] “Da superfície o visual parecia as imagens aéreas que vemos dos blocos de carnaval durante a festa momesca. Só que em vez de estarem pulando, dançando e se beijando ao som frenético e ensurdecedor dos trios elétricos, os foliões do fundo do mar estavam rolando de um lado para o outro em uma mórbida coreografia, empurrados silenciosamente pelo balanço do mar, sem dança, sem alegria, sem vida e sem poesia”, disse Bernardo em seu blog. [...]

  19. Lourival Alves disse:

    Olá Pessoal, é com muito pesar que vejo essas fotos. O interesse financeiro sempre afetando diretamente o meio ambiente, triste, muito triste! Sou de Teresina Pi, aqui temos, se ñ, entre, um dos mais preservados litorais do Brasil, ainda. por iss divulgarei essas fotos para q isso não possa ocorrer por aqui!
    abraço!

  20. Xio disse:

    Eu sou das que acredita que pequenas ações podem mudar o mundo. Eu como individuo posso fazer as coisas melhor…posso mudar meus hábitos…posso envolver as pessoas que estão ao meu redor…e dessa forma posso gerar uma mudança coletiva.
    Parabenizo vocês por terem documentado esse fato, essas imagens podem impactar positivamente a nossa consciência ambiental. Infelizmente as lembranças que ficam dessas grandes festas…não são boas para nosso ambiente!

  21. Paulo Rogério disse:

    São pessoas assim, que fazem a diferença, sempre procurando levar uma conscientização ao ser humano que a cada dia que passa ficam mais pobre de em relação aos principios de cidadania e o descaso com a natureza, é lamentavel ver que estas coisas do lixo marinho ainda existem desta forma levando as criaturas marinhas muita as vezes a óbito por estes objetos lançados ao fundo do mar poluindo um ambiente aparentemente tranquilo é lamentável ver issi acontecer.

  22. Na verdade o cidadão gostaria de colaborar…mas as prefeituras ao pedirem para
    separar o lixo doméstico em apenas 2 tipos confunde a população que ao
    chegar em local público já nao sabe ao certo o que fazer com o
    lixo…
    Prefeituras não mandam separar o Somente Orgânico e nem o
    “Reciclavel Limpo”…então confusão total…lixo sem
    valor….destinatário desconhecido…Desleixo por falta de informação…veja
    o certo em www 3lixos com br …………..

  23. “Confusão total e falta de consciência”
    Na verdade o cidadão gostaria de colaborar…mas as prefeituras ao pedirem para
    separar o lixo doméstico em apenas 2 tipos confunde a população que ao
    chegar em local público já nao sabe ao certo o que fazer com o
    lixo…
    Prefeituras não mandam separar o Somente Orgânico e nem o
    “Reciclavel Limpo”…então confusão total…lixo sem
    valor….destinatário desconhecido…Desleixo por falta de informação…veja
    o certo em www 3lixos com br …………..

  24. CINTIA BARB disse:

    Muito importante esta iniciativa de concientizar as pessoas do mal que fazemos todo tempo a natureza.

  25. FABIO TEBALDI disse:

    Parabéns! tanto pela atitude de retirar as latas, quanto pela de divulgar a situação!

  26. paulo disse:

    NÃO é só na BAHIA que isso acontece não . . . em todo o litoral brasileiro há lixo espalhado dentro e fora do MAR.
    Triste e lamentável.

  27. FOBIAS disse:

    Chega de hipocrisia: se quisermos salvar a natureza teremos que eliminar o homem; se quisermos salvar o homem, teremos que destruir a natureza! os dois jamais viverão em harmonia!!

    • fabiano de oliveira disse:

      Não existe competição entre a natureza e o homem.Este precisa que a natureza permaneça intacta,pois dela depende inteiramente.Se a destruímos, cavamos nossa tumba aqui no planeta água.Há entre eles, por assim dizer, uma simbiose e não uma relação predatória.

  28. Marceçp disse:

    O problema não é o carnaval e sim as pessoas mal educadas que nele brincam.

  29. antonio roque disse:

    MUITO INTERESSANTE,PENA QUE OS ORGÃOS PÚBLICOS NÃO SE INTERESSAM POR ESTE TIPO DE SERVIÇO, QUE SÓ FAZ BEM AO MEIO AMBIENTE.É PRECISO ALGUNS ABNEGADOS PARA FAZER O PAPEL DESSES ORGÃOS, QUE É EDUCAR AS PESSOAS E FAZER A LIMPEZA DO LOCAL.
    PARABÉNS A VOCÊS.

    ANTONIO ROQUE

  30. Eliana disse:

    Parabéns! Brilhante iniciativa. Tomara que se multiplique, a começar por mim, que já vou ver o que fazer aqui no DF.

    • DANIEL disse:

      Oi Eliana, ótima iniciativa a sua, por favor, estou longe, mas se puder, comece pelo Palácio do Planalto ok? rsrsrsrsssss

      Desde ja agradeço pela atenção dispensada, obrigado.

      Daniel - RJ

    • aloysio disse:

      Se for jogar o lixo fora em Brasília, vai entrar muito político. Achei excelente a matéria dos abnegados baianos. Aqui no Rio é coisa igual. Houve edifício que teve de jogar fora todo o jardim, plantas e terra, tal a quantidade de urina dos “foliões”.

  31. DANIEL disse:

    VCS SÃO FODAS!!! SEM PALAVRAS PELO BEM A NATUREZA QUE VCS FIZERAM, VCS SÃO UM EXEMPLO!
    Ao contrário do amigo que escreveu a matéria, onde cita gostar do carnaval, sem problemas, não tenho preconceito com as pessoas que gostam, até pq muitos amigos e amigas gostam, porém, eu não gosto de carnaval, acho um lixo literalmente falando. Taí mais uma prova disso.
    Que vergonha nenhum empresário ou emissora de tv se interessarem pelo grave problema, só iriam somar ao explanar este problema para toda população e humanidade, quem sbe conscientizar as pessoas.

    Volto a dizer, parabéns!

    Abraço, Daniel - Rio de Janero - RJ

  32. Rafael Kato disse:

    Primeiramente gostaria de parabenizar a atitude.
    Segundo, queria ressaltar a importância da preservação do meio ambiente, já que vivemos e necessitamos do mesmo, assim sendo tentando viver de forma harmoniosa com a natureza.
    Mais uma vez parabéns pela atitude!!

  33. Guilherme disse:

    lamentável situação.

    louvável iniciativa.

    quem sabe, um dia o povo se conscientiza e para com essa porcalhada.

  34. Parabéns pela iniciativa e ação ambiental.É de grande importancia conscientizar a população do mal que estão causando para si mesmo.
    PARTILHO DA FALA DE “JULIANA”:
    “Sinto um orgulho imenso ao saber que existem pessoas que querem fazer algo pra mudar a nossa realidade!Pessoas que se questionam e se posicionam!”

  35. Carla disse:

    Ainda bem que pessoas como vocês existem.

  36. [...] bem, o site Global Garbage mostra o resultado após o fim do carnaval no Farol da Barra, em Salvador. Fica a sugestão para [...]

  37. Denise Tavares disse:

    Olá
    Recebi o e-mail sobre estes presentinhos que o carnaval deixou na nossa natureza e claro, como qualquer outra pessoa sensata, achei deplorável.
    Vi que vocês já tentaram contato com a imprensa para sensibilizar a população sobre isto e de nada adiantou.
    Pergunta: Já tentaram o CQC??
    Bom o programa, infelizmente, é um dos unicos canais para protesto no Brasil.
    Acho que seria interessante tentar contato com eles e mostrar o documentário.

    Abraços

  38. Claudia Aires disse:

    Impressionante!
    Parabéns pela iniciativa e ação ambiental e documental.
    Abraços a equipe

  39. Raul Pacheco disse:

    PARABENS. COM CERTEZA A NATUREZA VAI RETORNAR PRA VOCÊS TUDO DE BOM.
    CONTINUEM COLABORANDO COM A NATUREZA E REPASSEM O QUE VOCÊS FIZERAM NESSA AÇÃO SEM CONSTRANGIMENTO ALGUM. VOCÊS SÃO ÓTIMOS.

  40. Paulo Roberto Pinho - Olinda-PE disse:

    Um absurdo!!!….
    Já fui um autêntico carnavalesco, mas, hoje apesar de ser residente na Olinda dos carnavais de rua tão famosos, já começo a ser meio reticente com a festança… Nossa cidade é invadida por gente de todo o canto do Brasil, sem o menor comprometimento com a higiene e com o meio ambiente de um modo geral… Apesar do esforço da prefeitura em lavar as nossas ruas com desinfetante, somos de toda ordem banhados de urina, de fezes, de gente pessimamente educada, de toxicômanos ( não bastando os que já temos ) etc… Ficamos impedidos de circular em nossas ruas, e, se caso tenhamos uma emergência de saúde… VAI MORRER MESMO!…. Acho uma total falta de caso com o nosso patrimônio histórico que está realmente sendo tombado com tanta falta de zelo…. Meus parabéns caros mergulhadores… Vemos que na Bahia também tem gente preocupada com sua terra!… Um forte abraço.

  41. Milena disse:

    Aplausos aos mergulhadores!!!
    Infelizmente a cada ano que passa nossas autoridades preocupam-se somente com o dinheiro que entra na nossa economia através do turismo e esquecem que é preciso preservar aquilo que temos para que no futuro possamos permanecer com nossas belezas naturais!!!!
    A matéria está perfeita…é uma pena que no nosso país nem sempre “quem tem boca vai à Roma”, pois se assim fosse, as autoridades já teriam projetos para em paralelo ao carnaval preservar nossas áreas ambientais….como por exemplo cercas nas praias durante o circuito para que todo esse lixo não tivesse acesso ao mar!!!
    Bom …é isso…fico aqui indignada com tanto descaso, porém muito feliz de saber que ainda tem muita gente que, como eu, ama o mar da boca p/ dentro!!!!

  42. Ana Luiza Brasília disse:

    Ana luiza Brasília

    Belíssimo Trabalho…
    Queridos, obrigada pela tão nobre iniciativa, disposição, estou ao mesmo tempo envaidecida de saber que amigos-irmãos como vocês, de uma dignidade tremenda fazem este belo trabalho por toda uma humanidade, mas pelo outro lado triste e envergonhada pelos não amigos-irmãos que fizeram e fazem está agressão, está maldade.
    Parabéns.

  43. Eliana Magnabosco disse:

    Fiquei muito emocionada com o empenho de sua equipe. Muito triste também com tudo isso. Tenho muito medo do futuro. Parabens pela atitude!!!

  44. Fátima Uchôa disse:

    Parabéns à equipe!
    Um mix de sensatez, audácia, conscientização, sabedoria e humanidade. Moral e ética se envolvem nesta atitude solícita a toda a humanidade e ao meio ambiente.
    Farei a minha parte, divulgando essa ação a todos os meus contatos - é o mínimo que posso fazer.
    Abs,
    Fátima Uchôa.

  45. Danilo Mussi disse:

    Uau! Viva o Bernardo e sua tropa!

    Em louvor a seu próprio ego as pessoas acabam por ignorar e destruir o meio em que vivem.
    Enquanto deveriam estar glorificando sua terra, agradecendo por existir tanta beleza e “fartura” na geografia deste pais, estão pelas ruas, tomadas pela ilusão das invenções humanas, correndo pra traz, ao nada, sem consciência e sem controle, perdidos na evolução.

    Obrigado pela consciência e sabedoria…
    eu, e toda a terra agradecemos a limpeza.

  46. Juliana disse:

    Meu… essas imagens são tristes e Humilhates pra nós. É horrivel perceber que o ser Humano podendo ser tão sublime superior assume uma postura tão predatória e tem atitudes tão inferiores.

    Mas me orgulho de pessoas como voces!
    Sinto um orgulho imenso ao saber que existem pessoas que querem fazer algo pra mudar a nossa realidade!Pessoas que se questionam e se posicionam!

    Continuemos assim! Na minha casa, nós ja fazemos a coleta seletiva de lixo… Mas pecisamos mais, precisamos educar nossos colegas, amigos e sensibilizar mesmo!

    Parabéns pelo trabalho!

  47. Luciana Pontes disse:

    “Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos preocupados e comprometidos possa mudar o mundo: de fato, é só isso que o tem mudado.” (Margaret Mead)
    Parabéns pela matéria!
    Que possamos com isso sensibilizar e conscientizar as pessoas da necessidade de uma mudança mais do que urgente!

  48. ciça disse:

    Quero parabenizá-los pela atitude.
    Saibam que estou divulgando o ocorrido ao máximo para sensibilizar as pessoas. Para os dois fatos: poluição( seja educado ) e Atitude ( seja pro -ativo).
    Valeu moçada!

  49. [...] Veja o relato deles sobre o lixo e como recolheram todo esse lixo, no post que um deles fez. [...]

  50. Denise-Goiânia disse:

    O que voces estão fazendo é um grande exemplo de cidadania. Deus ilumine voces que estão de olho no planeta e fazendo o que pode para conscientizar a população do mal que estão causando para si mesmo. Um grande abraço a todos.

Leave a Reply