Brasil faz maior dragagem de material contaminado do mundo

Até o final de 2010, serão retirados 2,2 milhões de metros cúbicos de resíduos, volume equivalente a mais de dois estádios do Maracanã. Um quarto deste material está contaminado e é encaminhado para um moderno sistema de tratamento e isolamento.

 

23/03/2010

Brasil faz maior dragagem de material contaminado do mundo

Conheça a solução tecnológica que retira sedimentos acumulados no fundo do Canal da Ilha do Fundão (RJ).

 

 

O Cidades e Soluções acompanhou de perto a solução tecnológica encontrada para retirar e armazenar os sedimentos acumulados no fundo do canal da Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. O objetivo é recolher e tratar os sedimentos acumulados no fundo do Canal, que margeia o campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Linha Vermelha, uma das principais portas de entrada da cidade.

Até o final de 2010, serão retirados 2,2 milhões de metros cúbicos de resíduos, volume equivalente a mais de dois estádios do Maracanã. Um quarto deste material está contaminado e é encaminhado para um moderno sistema de tratamento e isolamento. O projeto envolve alta tecnologia e parcerias, viabilizada por uma articulação política que beneficia a população e o ecossistema da região da Baía de Guanabara.

Saiba mais:

- Leia reportagem sobre vistoria nas obras de dragagem no site do Instituto Estadual do Ambiente, o Inea

- Clique aqui para conhecer o Plano Diretor UFRJ 2020, que inclui as medidas de saneamento e urbanização previstas para a universidade.

 

Globo News



5 Responses to “ Brasil faz maior dragagem de material contaminado do mundo ”

  1. janete Campos disse:

    Precisamos que voces divulgem o que esta acontecento na polemica da dragagem e botafora da baia de Vitoria…favor visitar o site do jornaldapraiadacosta,onde temos duas reportagens relatando a questão…janete
    27-32995765 http://www.jornalpraiadacosta.com.br/Edicoes-anteriores/

  2. “…Um quarto deste material está contaminado e é encaminhado para um moderno sistema de tratamento e isolamento…”

    E os resíduos contaminados para onde estão sendo levados, descartados, resolvidos, monitorados, quem está fazendo isto, há uma vitrine pública para todo o processo ou temos que simplemente acreditar? Tomara que tudo seja como parece, ou que “O material não-contaminado será levado para local devidamente licenciado…” (fonte: reportagem citada no texto acima) a promessa esteja sendo cumprida. Minha experiência cobrindo a dragagem do Rio Tietê em 2002/3 me lembra o despejo irresponsável de lama tóxica no entorno da Lagoa de Carapicuiba, cuma população carente até hoje sofre dos sérios impactos ambientais e a saúde humana.

    Peazê - BRCostal

    • Mariana disse:

      O material não contaminado será descartado em duas cavas na Baía de Guanabara, licenciadas, e também na área de bota-fora localizada à aproximadamente 6,5 Km da entrada da baía, em região oceânica - ponto também licenciado. O material contaminado está sendo disposto nos geotubos, que serão aterrados e receberão obras de urbanismo. Todo o processo está sendo monitorado, seguindo as licenças ambientais.

  3. [...] This post was mentioned on Twitter by Global Garbage, Juliana Feitosa, Aldem Bourscheit, Lis Duarte, Fabiano Barretto and others. Fabiano Barretto said: Brasil faz maior dragagem de material contaminado do mundo http://bit.ly/9K4Lzj [...]

  4. Juliana disse:

    Nossa… Grande iniciativa!

Leave a Reply