Alexandre Garcia comenta o lixo que gera o caos no Rio de Janeiro

As pessoas jogam lixo dos carros, das bolsas, da boca, imaginando que lixo é coisa para gari. Não é. Lixo é tarefa da cidadania. Civilizado não joga lixo no chão. As cidades civilizadas são tão limpas como a sala de visitas da casa da gente.

 

Lixo é tarefa da cidadania

qua, 07/04/10 por Alexandre Garcia

 

 

As cidades não sabem o que fazer com o lixo. Eu vou bastante ao Rio de Janeiro, a trabalho, e fico assustado com a sujeira, o lixo na rua. Olha que vejo, basicamente, Ipanema, onde fico hospedado e por onde caminho.

As pessoas jogam lixo dos carros, das bolsas, da boca, imaginando que lixo é coisa para gari. Não é. Lixo é tarefa da cidadania. Civilizado não joga lixo no chão. As cidades civilizadas são tão limpas como a sala de visitas da casa da gente. Sabemos que assim como cabelo na pia entope o ralo, o lixo na rua entope o bueiro. Bueiro entupido é rua alagada quando chove. Por isso, a civilidade é inteligente: não coloca lixo na rua. E não tem alagamento.

Miriam Leitão previu anos difíceis por causa do aquecimento do mar. Mas uma coisa não muda: o Trópico de Capricórnio. A Região Sudeste está no meio do trópico, a meio caminho entre o Equador e o Polo Sul. É o lugar do choque entre o ar quente e úmido que vem do Norte e o ar frio que vem do Sul. Tudo indica que vai ser assim até o fim dos tempos.

Na minha idade, já a tragédia no Rio de Janeiro nos anos 1960, 1970, 1980, 1990 e dos anos 2000. Pouco se fez para escoar a água, ensinar civilidade, proteger a mata e as encostas das construções.

O fiasco do lixo já está nas ruas e precisa ser varrido das cabeças. Mas e nos céus? Será que vão trocar o santo da cidade: São Sebastião por São Pedro? Ou quem sabe fazer alguma coisa à altura do cenário maravilhoso do Rio de Janeiro?

 

Bom Dia Brasil



2 Responses to “ Alexandre Garcia comenta o lixo que gera o caos no Rio de Janeiro ”

  1. [...] http://www.globalga rbage.org/ blog/index. php/2010/ 04/08/alexandre- garcia-comenta- o-lixo-que- ge… [...]

  2. [...] This post was mentioned on Twitter by Global Garbage, Juliana Arreguy. Juliana Arreguy said: RT @GlobalGarbage: Alexandre Garcia comenta o lixo que gera o caos no Rio de Janeiro http://bit.ly/9wCmIr Lixo é tarefa da cidadania [...]

Leave a Reply