Programa de Sacolas Plásticas é lançado no Rio

No período, o consumo das sacolinhas reduziu-se de 17,9 bilhões em 2007 para 15 bilhões em 2009, o que resulta numa diminuição de 16,2%. Nossa estimativa para 2010 é atingirmos 14 bilhões.

 

 

06/05/2010

Programa de Sacolas Plásticas é lançado no Rio

 

Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas PlásticasO Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas inicia hoje, 6 de maio, seu Piloto em 15 lojas de 3 importantes redes de supermercados do Rio de Janeiro: Pão de Açúcar (9 lojas), Prezunic (3) e Princesa (3).

A exemplo do que já ocorreu em outras capitais, o Piloto visa mostrar ao varejo e à população a importância do consumo responsável das sacolas plásticas mediante uma redução da quantidade utilizada, por meio de sacolas mais resistentes (6,0 kg), fabricadas dentro da Norma ABNT NBR 14937. Orientando o consumidor a utilizar essas sacolas certificadas em sua plena capacidade, a redução será de 30%.

A etapa seguinte será multiplicar essa ação nas demais lojas dessas redes. O Programa já foi implantado com sucesso em São Paulo, Rio Grande do Sul, Florianópolis, Brasília e Goiânia. O próximo Piloto está previsto para se realizar em Recife, no fim de maio.

O Programa surgiu há três anos, por iniciativa da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, do Instituto Nacional do Plástico (INP) e da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief), com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e das suas congêneres em todos os Estados brasileiros.

Em seus três anos de existência, o Programa já foi abraçado por 3 das 6 principais redes de supermercados do país, além de dezenas de outras redes menores. No período, o consumo das sacolinhas reduziu-se de 17,9 bilhões em 2007 para 15 bilhões em 2009, o que resulta numa diminuição de 16,2%. Nossa estimativa para 2010 é atingirmos 14 bilhões.

Plastivida



Leave a Reply