A Hora da Estória: Uma entrevista com Joel Harper

Eu estava dirigindo meu carro, chovia torrencialmente, e observei um bueiro tão cheio de lixo que sequer permitia que a água da chuva passasse por ele. Isso me causou muita raiva. Eu me lembro de pensar comigo mesmo, como isso poderia estar acontecendo! Não há desculpa para algo assim.

 

 

29 de março de 2010

All The Way To The Ocean por Joel Harper

 

Cover art by Marq Spusta

 

Por Maggie Storm 

Meus gêmeos e eu estávamos caminhando pela Abbott Kinney, em Venice, Califórnia, quando passamos em frente a uma das muitas vitrines bastante chamativas que existem por lá. Quando de repente, surpresa! Identifiquei um livro que poderia finalmente responder a pergunta do meu filho, toda vez que ele vê o adesivo do esqueleto de um peixe estampado em cada bueiro do nosso bairro.

All the Way to the Ocean, de Joel Harper, não somente educa as crianças (e a mim) sobre os perigos de vários poluentes, mas também oferece maravilhosos recursos, tanto online quanto escritos, para que possamos ir além no nosso autodidaticismo em relação às causas e medidas de prevenção para todas as idades.

Minhas crianças nunca mais olharão para o lixo da mesma maneira.  Ele é uma verdadeira ameaça ao nosso meio ambiente e estou muito emocionada pelo fato de meus filhos estarem, agora, completamente consciente sobre o que podemos fazer para ajudar, em cada pequeno passo.

A narrativa trata de dois garotinhos que dividem um doce quando estão voltando da escola para casa. Quando um deles está prestes a jogar a embalagem num bueiro, seu amigo o detém e o faz pensar sobre o que está fazendo.

O final feliz é que a escola em que estudam ficou tão inspirada pelo que eles aprenderam que deu início a um programa de limpeza. Um verdadeiro chamado a todas as crianças para verem as recompensas de elevarem suas vozes sobre as ameaças ao nosso planeta e de como, uma pequena voz, pode criar uma grande mudança.

Obrigada, Sr.Harper, por esta excelente colaboração a nossa biblioteca!

Book Reviews

 

 

A Hora da Estória: Uma entrevista com Joel Harper 

O propósito da Stormwater Management Outreach Team é de educar as pessoas que vivem e trabalham em Dallas, sobre como, cada uma deles, pode evitar a poluição das águas, ali mesmo, em sua região. Uma parte muito importante dessa audiência é composta por crianças. Um de nossos programas educacionais favoritos é chamado de A Hora da Estória

Em A Hora da Estória, lemos o livro All the Way to the Ocean, escrito por Joel Harper e ilustrado por Marq Spusta. All the Way to the Ocean conta a estória de como dois garotinhos aprenderam como evitar a poluição que vem dos bueiros e como isso ajuda as diversas espécies animais que vivem nos oceanos, riachos e lagos. 

A Stormwater Management teve o privilégio de conversar com Joel Harper sobre seu livro e também sobre o que ele espera que as crianças e os adultos possam aprender através dele. 

 

Joel Harper

Joel Harper

 

Stormwater Management (SWM): Por que você decidiu escrever um livro sobre a poluição proveniente dos bueiros? 

Harper: “Eu tenho lembranças memoráveis do meu tempo de criança, quando adorava me divertir no oceano. Minha família costumava alugar, todo verão, uma casa de praia em Laguna Beach, na Califórnia. Eu escrevi All the Way to the Ocean em 1998. Eu estava dirigindo meu carro, chovia torrencialmente, e observei um bueiro tão cheio de lixo que sequer permitia que a água da chuva passasse por ele. Isso me causou muita raiva. Eu me lembro de pensar comigo mesmo, como isso poderia estar acontecendo! Não há desculpa para algo assim. Conforme ia dirigindo para casa, o enredo para o livro transcrevia-se por completo na minha cabeça. Quando cheguei em casa, eu imediatamente coloquei a estória no papel. Essa etapa demorou cerca de uma hora. Entretanto, foram necessários oito anos até que o livro ganhasse o mundo.” 

SWM: Por que você optou pela literatura infantil? 

Harper: “Por que eu optei pela literatura infantil? Eu não sei dizer exatamente. Eu acredito que, possivelmente, eu ainda carregue comigo minha alma de criança. Eu acredito que as crianças são muito mais espertas que nós (adultos), então devemos lhes dar os créditos. Às vezes, eu acho que a minha geração se tornou uma causa perdida em vários aspectos, inclusive quando estamos trabalhando para manter os oceanos do planeta mais limpos. Isso não quer dizer que não existam pessoas da minha geração fazendo um trabalho excepcional, entretanto, nosso tempo está se esgotando e acredito ser mais crucial que nunca que consigamos envolver as crianças, ajudando na educação e inspiração delas, para que queiram fazer a diferença. Nunca tive grandes sonhos de escrever livros infantis. Foi mais como uma daquelas situações em que uma coisa leva a outra.” 

SWM: Você se envolveu na escolha de Marq Spusta para ser o ilustrador? 

Harper: “Sim. Eu conheci o trabalho de Marq por acidente, no fórum online sobre arte de meu irmão mais novo: Peterharperart.com. Na web site do meu irmão, artistas de todas as partes do mundo apresentam seus trabalhos e, mensalmente, as pessoas votam e decidem quem será o vencedor daquele mês. O Sr. Spusta foi um dos vencedores do mês. E foi assim que vi, pela primeira vez, um de seus trabalhos. Eu percebi, naquele exato momento, que ele seria a pessoa ideal para ilustrar o livro. Precisei utilizar de certa persuasão para convencê-lo. Artistas do calibre dele geralmente não trabalham com pequenos editores independentes, especialmente em projetos de tão larga escala.” 

SWM: Quando uma criança lê All the Way to the Ocean, que lição ou idéia você espera que ela absorva a partir do livro? 

Harper: “Eu espero que as crianças E os adultos absorvam a mensagem de que pequenas coisas somam e que, quando todos trabalham juntos e voltados para um mesmo objetivo, temos potencial para fazer uma grande diferença para melhor. Somente pelo fato de recolhermos um pedaço de lixo do chão antes que ele entre num bueiro já estamos causando um impacto! Eu acredito que as pessoas fiquem freqüentemente tão impressionadas com o tamanho do problema que pensem que ele é tão imenso que está além de seus controles.” 

All the Way to the Ocean está disponível em três idiomas: inglês, espanhol e mandarim. Visite o site www.allthewaytotheocean.com para saber mais sobre o livro e também para sua aquisição. 

Você também pode ter acesso as versões em inglês e espanhol de All the Way to the Ocean na Biblioteca Pública de Dallas. Visite a página da biblioteca pela internet através do endereço http://dallaslibrary.org para encontrar a filial mais próxima de você. 

Para marcar um horário para uma apresentação de A Hora da Estória, entre em contato com a Stormwater Management pelo telefone 214-948-4022 ou pelo email stormwater@dallascityhall.com

Inside the Inlet
A Quarterly Newsletter from City of Dallas Stormwater Management
November ‘09 - January ‘10
Vol. 3 Issue 1

 

Tradução: Global Garbage / Miriam Santini mi.santini@terra.com.br

Para ler a versão em inglês, clique aqui.

 

 

Vogue Acoustic Jam Dance: 2 guys & 30 instruments

 

 

Dança Improvisada no Acústico de Vogue: 2 caras & 30 instrumentos

30 de agosto de 2010

Quando os músicos Joel Harper e Mark Forti invadem o Folk Music Center em Claremont, na Califórnia — Vogue acontece.

O cover que Joel e Mark fazem da música Vogue de Madonna inclui instrumentos de vários lugares ao redor do mundo como China, Japão, Grécia, Turquia, Mali, Tanzânia e Austrália.

 

 

Joel Harper

Joel Harper



Leave a Reply