No município de Xanxerê, interior de Santa Catarina, desde 2009 já não se usam mais sacolas plásticas nos supermercados

E o mais interessante é que não há lei alguma proibindo o uso das sacolinhas, o que houve foi a união da sociedade civil e dos sindicato dos supermercados, fizeram uma campanha massiva na cidade. No início os moradores ficaram um pouco reticentes, reclamaram, mas aos poucos todos foram aderindo à prática.



24/11/2011

No município de Xanxerê, interior de Santa Catarina, desde 2009 já não se usam mais sacolas plásticas nos supermercados

© Rich Carey/Shutterstock.com


Há um novo comentário para Sacolinhas na berlinda.
Link do Comentáro: http://www.cartacapital.com.br/carta-fundamental/sacolinhas-na-berlinda/#comment-122255
Autor: raquel
Comentário:
No município de Xanxerê, interior de Santa Catarina, desde 2009 já não se usam mais sacolas plásticas nos supermercados. E o mais interessante é que não há lei alguma proibindo o uso das sacolinhas, o que houve foi a união da sociedade civil e dos sindicato dos supermercados, fizeram uma campanha massiva na cidade. No início os moradores ficaram um pouco reticentes, reclamaram, mas aos poucos todos foram aderindo à prática. Também é interessante o fato que, dada a união dos sindicados dos supermercados, criou-se, inicialmente, um modelo padrão de sacola ecológica com o símbolo da campanha, e não com o logotipo de cada supermercado. Houve de fato uma conscientização da população!
Veja abaixo o vídeo da campanha que circulou em Xanxerê:




03/03/2009

Prefeitura e Empresários se unem em projeto pioneiro no Brasil

© Rich Carey/Shutterstock.com


Ana Elise Zogheib – Assessora de Imprensa

O uso de sacolas ecológicas no lugar das de plásticos para fazer compras em quaisquer supermercados tem agora o apoio da prefeitura de Xanxerê.

O projeto que já vem sendo discutido na cidade por empresários do setor alimentício agora será encabeçado também pela secretaria de educação do município, que deve levar às escolas a importância desta campanha. ” Queremos conscientizar todos os alunos do município sobre a importância que esta ação tem para preservar o meio ambiente” ressaltou Luís Pinheiro diretor administrativo de educação do município.

A partir da semana que vem uma equipe estará visitando todas as escolas da cidade onde serão exibidos vídeos e palestras sobre a importância desta substituição para o meio ambiente.

O município também deve preparar um manual de instrução para distribuir aos alunos sobre como e quando usar as sacolas ecológicas e também como será feito o manuseio dos alimentos na hora da compra. Além disso, o projeto será estendido às escolas estaduais e particulares atingindo assim todos os alunos da cidade cerca de dez mil estudantes.

De acordo com Grasiella Teo coordenadora do projeto a prefeitura deve apoiar esta ação conscientizando alunos de toda rede municipal, estadual e particular de ensino.”A princípio vamos nos focar para atingir todos os alunos e consequentemente as famílias deles.

Depois a prefeitura deve se mobilizar para atingir outras classes da sociedade pra isso teremos apoio de outros órgãos”, acrescentou a coordenadora.

Uma reunião com outras secretarias da prefeitura como a do Meio Ambiente a de Cultura será marcada nesta semana para definir outras ações dentro deste projeto. Para os representantes do setor alimentício o apoio da prefeitura nesta campanha é fundamental.

“Essa idéia precisa do apoio da população e principalmente dos órgãos municipais, já que o projeto vai atingir diretamente cada cidadão”, acrescentou Dalmor Badotti. “As crianças tem voz ativa em casa com a conscientização delas começando na escola vamos somar forças para conseguir atingir nosso objetivo, que é extinguir o uso das sacolas plásticas nos supermercados” finalizou Edson Marció.

Prefeitura Municipal de Xanxerê / SC




Leia também

Lei municipal proibe a distribuição de sacolas plásticas em supermercados de Marmeleiro



Leave a Reply