Sacolinhas de supermercado são feitas com plástico “virgem”

O que muita gente não sabe é que as embalagens de supermercado são como a “nobreza” das sacolinhas: produzidas com plástico virgem, não reciclado, que demanda matéria-prima não renovável no seu processo de fabricação. Repare nas últimas compras que você fez: realmente conseguiu reaproveitar todas as sacolas?



2 de maio de 2011

Sacolinhas de supermercado são feitas com plástico “virgem”

© Rich Carey/Shutterstock.com


Lydia Cintra

Usar ecobags está na moda. Algumas redes de supermercado até oferecem desconto se você não usar as sacolinhas de plástico para colocar frutas, sucos, pães e produtos de limpeza na hora de ir para casa.

Mesmo assim, ainda é comum levar as sacolas pra casa com a desculpa de usá-las no lixinho da pia da cozinha e do banheiro. O que muita gente não sabe é que as embalagens de supermercado são como a “nobreza” das sacolinhas: produzidas com plástico virgem, não reciclado, que demanda matéria-prima não renovável no seu processo de fabricação. Repare nas últimas compras que você fez: realmente conseguiu reaproveitar todas as sacolas? Nenhuma delas rasgou, molhou ou ficou inutilizada no meio do caminho? Pensando bem, a gente percebe que não precisa tanto assim delas.

Uma boa opção é optar pelos sacos de lixo provenientes de plástico reciclado, como aqueles pretos, para o lixo doméstico. E para as compras vale de tudo: de ecobags a caixas de papelão.

Para saber mais:
A campanha Saco é um Saco, do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), lançou cartilhas de consumo consciente de sacolas plásticas. Vale espiar.

Ideias Verdes



Leia também

Descubra o ciclo das sacolas plásticas no Akatu Mirim!

No município de Xanxerê, interior de Santa Catarina, desde 2009 já não se usam mais sacolas plásticas nos supermercados

Lei municipal proibe a distribuição de sacolas plásticas em supermercados de Marmeleiro

Flutuador encontra sacolas plásticas no trecho do Tietê em Cabreúva, SP



One Response to “Sacolinhas de supermercado são feitas com plástico “virgem””

  1. Cristiano Requião disse:

    Oi Lídia,

    Também não é legal misturar lixo orgânico com plástico, seja ele qual for. Há inúmeras soluções perfeitamente viáveis, como pacotes de jornal velho, por exemplo. Tudo o que for pastoso, líquido ou em grãos pode ser despejado direto na privada… E plástico não recicla: é reaproveitado. Consumindo mais energia e inexoravelmente terminando como carga. Abçs!

Leave a Reply