A imagem internacional do turismo sexual no Brasil: o “prostiturismo” no marketing turístico

“Segundo informações fornecidas por técnicos da própria EMBRATUR – Empresa Brasileira de Turismo, este órgão teria sido um dos responsáveis pela consolidação do Brasil como rota do Turismo Sexual, já na década de 80. Através da sua política de propaganda, associando a imagem da mulher nativa às paisagens naturais, bem como às festas populares (o Carnaval é o maior exemplo delas), a EMBRATUR teria atraído a atenção, tanto de turistas quanto de agenciadores nacionais e internacionais, para as potencialidades de exploração desse mercado.”

.

.

A imagem internacional do turismo sexual no Brasil: o “prostiturismo” no marketing turístico

Fernando Carrazedo Feijó- Professor de Marketing do Turismo no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza-São Paulo.
Flávio Mário de Alcântara Calazans – Doutor pela ECA-USP, Professor da UNESP/Cásper Líbero -São Paulo.

RESUMO:

Pesquisa Exploratória do Turismo Sexual no Brasil; a imagem de prostituição exportada pela mídia no Carnaval e Telenovelas. Descrição do segmento de mercado do turismo single cujo perfil do consumidor é masculino (heterossexual e homossexual), entre 25 a 60 anos, oriundo da União Européia e EUA, preferindo pedofilia com crianças brasileiras entre 11 a 17 anos de idade, com 500 mil crianças prostituídas no Brasil e rendendo 47 bilhões de dólares-ano somente no segmento gay dos EUA.

1.INTRODUÇÃO

Objetiva-se efetuar uma Pesquisa Exploratória realizando um levantamento da imagem internacional do Brasil como local propício para práticas de turismo sexual e o perfil do consumidor desta modalidade turística, suas preferências e estilo de vida; a metodologia empregada será a coleta de material de divulgação e matérias jornalísticas em livros, revistas e websites da Internet.

Texto Completo: PDF 1, PDF 2

.

.

Leia também

Golfe e resorts para atrair mais estrangeiros para o Brasil 

A Imagem do Brasil no Exterior: Análise do material de divulgação oficial da EMBRATUR, desde 1966 até os dias atuais

Das “vergonhas” das índias descritas por Caminha, ao turismo sexual: o uso de imagens femininas atreladas ao desenvolvimento turístico do Brasil

Os efeitos do turismo estrangeiro na Praia de Ponta Negra em Natal-RN: prostituição, drogas e exploração

O Turismo na Periferia do Capitalismo: a revelação de um cartão postal

Brasil: de colônia de exploração à colônia de férias

Copacabana – A Praia dos Prazeres

A Dialética do turismo sexual

Prêmio Responsabilidade Social em Turismo: experiências premiadas

O setor turístico versus a exploração sexual na infância e na adolescência

Scripts em cena: HIV e mercado sexual no contexto turístico



Leave a Reply